Estado de Emergência: Câmara da Serra alerta população para a prevenção contra a Dengue

Governador decretou ontem (21), estado de emergência devido ao aumento de casos; 2 mortes já foram confirmadas e outras estão em investigação

22 de fevereiro de 2024 às 00h00.

Durante a abertura da reunião de Acompanhamento da Situação da Dengue no Estado, realizada ontem (21), o governador Renato Casagrande, declarou estado de emergência em saúde devido ao alarmante aumento de casos de dengue, com duas mortes já confirmadas. As notificações semanais já subiram mais de 4 vezes em relação à primeira semana do ano. O total já passa de 19 mil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Autoridades de saúde e representantes do governo têm ressaltado a importância da participação ativa da comunidade no combate à Dengue. Medidas de prevenção, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, são cruciais para conter a disseminação da doença. Ações de conscientização e mobilização social serão intensificadas em toda a região.

Saulinho da Academia, presidente da Câmara Municipal da Serra, enfatizou a importância da união de esforços de toda a comunidade serrana para enfrentar a crise da Dengue. "Neste momento crítico, é fundamental que cada um de nós se mobilize e adote as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. Vamos trabalhar juntos para proteger a saúde e o bem-estar de todos os nossos cidadãos", afirmou.

Saulinho ainda completa que a ação do governo é acertada, e visa conter a propagação da doença e proteger a saúde pública. Segundo ele, o engajamento coletivo é fundamental para superar esse desafio de saúde pública e proteger o bem-estar de todos, e que, a Casa não medirá esforços para ajudar nesta questão.

Dicas e cuidados contra a dengue:

Elimine possíveis criadouros: Verifique regularmente sua casa e áreas próximas em busca de recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas e latas vazias. O mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos em água parada, então remova esses locais para impedir a reprodução.

Use repelentes: Utilize repelentes corporais, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, períodos de maior atividade do mosquito transmissor da Dengue. Não se esqueça de que grávidas e crianças menores de 2 anos devem seguir orientações específicas.

Proteja-se com roupas adequadas: Quando possível, use roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças compridas e camisas de manga longa, para reduzir a exposição à picada do mosquito.

Instale telas de proteção: Coloque telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito em sua residência.

Mantenha a limpeza de calhas e caixas d'água: Garanta que calhas e caixas d'água estejam limpas e bem vedadas para evitar acúmulo de água parada.