Sessão Solene Dia da Mulher

veja mais fotos http://www.camaraserra.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed392]/0/

Aconteceu nesta quinta-feira (14), a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, data que é comemorado anualmente em 8 de março. O Presidente Rodrigo Caldeira, realizou e convidou demais Edis desta Casa de Leis para também homenagear no Plenário Flodoaldo Borges Miguel da Câmara Municipal de Serra, e assim  comemorar esta importante data.

Compuseram a mesa nesta solenidade além do Presidente e Proponente desta sessão, Rodrigo Caldeira, Vice-Prefeita do Município da Serra, Senhora Marcia Lamas, a Juíza de Direito na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Dra. Hermínia Azoury, a Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, Dra. Cláudia Dematté, delegada titular da delegacia de atendimento à mulher do município da Serra e Coordenadora da seção de Projetos educacionais, prevenção e estudo da violência da Policial Civil do Espirito Santo, Dra. Natália Tenório Sampaio, as Vereadoras desta Casa de Leis, Cleusa Paixão e Quélcia Mara Fraga Gonçalves.

Participaram da Sessão os  Vereadores; Aécio Leite, Adilson Maria, Cabo Porto, Cleusa Paixão, Fábio Duarte, Ericson Duarte, Fabão da Habitação, Geraldinho Feu Rosa, Geraldinho PC, Quélcia Fraga, Roberto Catirica, Stefano Andrade e fizeram as suas homenagens.

"Todo o meu respeito, carinho e admiração a você, mulher, mãe, esposa, dona de casa, vendedoras, professoras, advogadas ... São inúmeras as profissões. Resumida em força, coragem e determinação.
A mulher tem que ser tratada como muito respeito, com esmero e dedicação. Porém, nos últimos tempos não é isso que temos acompanhado. Infelizmente, estamos vivendo em um mundo muito agressivo, onde temos acompanhado uma Epidemia de violência no País, mas, acredito que este dia tem que ser homenageado sim, afinal são inumeras as conquistas alcançadas por estas grandes guerreira" Parabens você mulher". Rodrigo Caldeira

Na entrada da Câmara tem a estátua em homenagem a  Judith Leão Castello Ribeiro. Mulher que fez história no município da Serra, tanto que, este Palácio “ a Câmara Municipal da Serra “, recebe seu nome.
Judith Leão Castello Ribeiro foi a primeira mulher que fez parte da história política neste município e também a primeira Deputada Estadual do ES, representando a Serra.
A estátua foi construída pelo Escultor Hipolito Alves a pedido do Presidente da Academia de Letras da Serra, João Luiz Castello Lopes, filho da Judith.

Um pouco da História e Origem do Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o dia 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.

Após este conflito e com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.

fotos: http://www.camaraserra.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed392]/0/

Dia e horário das Sessões Plenárias: Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage : Câmara Municipal da Serra – ES

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de março de 2019