Dia do Bombeiro é celebrado na Câmara Municipal da Serra

Nesta terça-feira (2), a Câmara Municipal da Serra realizou uma Sessão Solene para celebrar o Dia dos Bombeiros. A homenagem, proposta pela Vereador Geraldinho PC, condecorou 29 profissionais que atuam no Espírito Santo.

Durante a solenidade, o proponente Vereador Geraldinho PC destacou, pela excelência dos serviços prestados, os bombeiros merecem todas as homenagens. “Eles saem de casa para servir e proteger toda a sociedade. São verdadeiros heróis”, disse. Participaram do evento o diretor de apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar Estado, Coronel Nilton Cesar Cardoso, o comandante da 2º Companhia de Bombeiros do 6º Batalhão, Capitão Felipe Patrício das Neves, entre outros representantes da corporação.

A solenidade contou ainda com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Manoel Carlos de Miranda, do bairro José de Anchieta, que, conduzida pelo maestro Jefferson Pereira de Souza, encantou os presentes com muita música boa.

Homenageados
Foram homenageados na Sessão Solene os bombeiros Leonardo de Alcântara Merigueti, Alex Chagas Lima, Alan Chagas Lima, Handerson Braga de Paula, Jucelio Rocha Trigueiro, Sérgio de Assis Lopes, Emerson da Vitória Gualberto, Maurielle Orlandi de Souza, Milene Rocha Barreiros Santos, Fredhericco Moreno Serri Costa, Adrisson Custodio Peris, João Victor Meneguelli, Renan Lucas de Abreu, Luiz Carlos Rodnitzky Junior, Ronan Freire da Silva, Rosilene Oliveira Ribeiro, Poliana Trindade Linhares Andrade, Vanessa dos Santos Mercier,  Leonardo Sonegheti, Nilton César Cardoso, Felipe Patrício das Neves, Adson Machado Willi, Hélio de Lima Fraga, Carlos Henrique Azevedo Pereira, Renato Monteiro, Emerson Luiz Santana, Gilberto Magnago, Elson da Penha Fernandes e Hércules Sant'anna do Rosário.

História
Segundo informações do site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, a primeira iniciativa voltada ao combate a incêndios no Estado foi feita em 29 de setembro de 1862, quando o Chefe de Polícia, Antonio Gomes Villaça, baixou uma resolução determinando certas providências em caso de incêndio. No ano seguinte, em junho, ocorreu um incêndio na Casa de Comércio de Antonio de Almeida Coelho, sediada em Vitória. Provocado por uma faísca de uma bomba, este é o primeiro grande sinistro registrado em território capixaba. Em novembro de 1906, acontece o primeiro incêndio em uma loja de fogos de artifício, inaugurando uma série de acidentes com esse tipo de comércio que perdura até os nossos dias.

Em 1912, atendendo a uma demanda da sociedade, o presidente do Estado do Espírito Santo, Marcondes Alves de Souza, sanciona a Lei nº. 874, de 26 de dezembro, determinando a criação do Corpo de Bombeiros. Essa é a certidão de nascimento da corporação. No entanto, essa lei não foi executada. Somente no ano seguinte, em 13 de novembro de 1913, com a publicação da Lei nº. 920, o Estado implanta a primeira estrutura de combate a incêndios e outras catástrofes. Essa lei estabelece a criação de uma Seção de Bombeiros, dentro do efetivo da Polícia Militar, composta por um cabo e 12 soldados, comandados pelo 1º tenente Ignácio Pinto de Siqueira. Mas, com a criação da Guarda Civil, em 1917, os bombeiros passam a fazer parte de sua estrutura.

Dessa forma, a corporação fica desvinculada da Polícia Militar até 1920, quando a Guarda Civil, que executaria os serviços de combate a incêndio além do patrulhamento da capital capixaba, é anexada ao Corpo Militar de Polícia, assim como os bombeiros. Ou seja, durante esse período, a atividade de bombeiro foi exercida por uma instituição civil.

Veja as fotos do evento: http://www.camaraserra.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed416]/0/

FanPage : Câmara Municipal da Serra – ES

Data de Publicação: terça-feira, 02 de julho de 2019