Festa de São Sebastião e São Benedito de Nova Almeida é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Serra

21 de junho de 2021 às 00h00.


                                                      Fotos: Assessoria do vereador Professor Alex Bulhões

Uma das festas religiosas mais populares do Espírito Santo, a de São Sebastião e São Benedito de Nova Almeida, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Serra. O Projeto de Lei Nº 104/2021, de autoria do vereador Alex Bulhões, foi sancionado pelo prefeito Sérgio Vidigal no último dia 14 de junho, tornando-se a Lei Nº 5.308.

A festa em honra a São Sebastião e São Benedito, com a puxada e a fincada de mastro dos referidos santos católicos, é realizada entre os dias 18 e 20 de janeiro. Moradores de Nova Almeida e do município da Serra, além de turistas, todos admiradores da cultura popular capixaba, tomam as ruas do bairro para cantar e dançar ao som dos tambores e casacas, no ritmo do congo capixaba.

Os festejos têm seu ponto alto no dia 20 de janeiro, quando inúmeras bandas de congo saem pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio “Palermo”, que é carregado por devotos dos santos católicos. “A cultura e a história de um povo são a contribuição para a continuidade de sua existência ao longo dos anos e demonstra a viabilidade e a utilidade pública desse título que sacramentará a instrumentalização da fé, da cultura, da história e da construção de um povo”, defende o autor do PL, o vereador Alex Bulhões.

 

Setor de Comunicação
[email protected]
Telefone: (27) 3251-8300
Horário de funcionamento da Câmara: 8h às 18h
Sessões Plenárias: Segundas e quartas
FanPage: Câmara Municipal da Serra – ES
Endereço: Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

 

 

 

 

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.